Mel

O que é: O mel é um produto elaborado pelas abelhas melíferas, tendo como matéria prima o néctar das flores. Da palavra “Apis” (abelha) é que deriva a palavra apicultura. A maioria das civilizações antigas valorizavam muito o mel, e tanto este como as abelhas eram consideradas sagradas. Uma vez colhido, o néctar é transformado quimicamente pelas abelhas, dentro de seu papo (reservatório interno), onde também são adicionadas enzimas ao produto que depois é desidratado, através da ventilação das asas da abelha; por último o mel é armazenado nos favos. Há vários tipos de mel, conforme a predominância das floradas de onde as abelhas buscam o néctar. Há méis monoflorais, originados de uma única florada, como o mel da florada do eucalipto, e méis poliflorais, como o mel silvestre, originado das diversas flores encontradas na mata em uma determinada época.Existem diferenças de sabor, podendo ser muito doces ou suaves, diferenças de cor, de incolores a negros, diferenças de textura, de mais densos a mais fluidos; e seu aroma pode lembrar o das flores onde se originou, como o mel flor de laranjeira, por exemplo. Todo mel é inicialmente líquido, mas após certo período de tempo, inevitavelmente se cristaliza. Cristalização é uma reação natural, pois a temperatura do mel que na colméia é de aproximadamente 35ºC, cai quando colhido, para a temperatura ambiente, e por isso os açucares se isolam, formando cristais; esta é a razão pela qual os méis, de modo geral, cristalizam mais rapidamente no inverno. Somente o mel não adulterado cristaliza. Para descristalizá-lo, leve o pote a banho-maria, à temperatura máxima de 45ºC (a temperatura em que a mão suporta a água quente).


Para que Serve: O mel é um alimento pré-digerido pelas abelhas, e por esta razão, é absorvido diretamente pela corrente sanguinea, sem necessidade de uma digestão complicada ou demorada. O mel, como fonte de calor e nergia, é o mais completo de todos os alimentos naturais, sendo recomendado para pessoas de qualquer idade. Funciona também como fortificante e agente profilático de muitas doenças.
Consumido diariamente, traz inúmeros benefícios para a saúde:

• age contra depressão e insônia;
• beneficia o aparelho respiratório, combatendo gripes, resfriados, tosses, bronquites, etc.;
• regulariza as funções do sistema digestivo;
• fortalece o coração;
• auxilia a cicatrização de ferimentos;
• possuía ação benéfica sobre a pele;
• é um alimento ideal para crianças, convalescentes e esportistas, que precisam repor grandes quantidades de energia.

Como Consumir: O mel deve ser consumido com inúmeras vantagens, como substituto do açúcar, nos líquidos em geral e em outros alimentos, como pães, bolos, etc., ou em jejum, sendo recomendado uma colher de sopa todas as manhãs.
IMPORTANTE: utilizar como substituto do açúcar para crianças. Apresentado nas seguintes embalagens: Potes de vidros; Bisnagas plásticas (embalagem prática) aches (irresistível para as crianças e prático para ser transportado em bolsas ou automóveis)

Propólis

O que é: O própolis é composto basicamente de resinas de árvores (50%), cera, pólen, óleos e minerais; além de enzimas e secreções glandulares e salivares das abelhas. Em estado bruto o própolis é uma massa de cor verde escura, com odor penetrante e agradável.

Para que Serve:O própolis é um antibiótico natural. Combate fungos e bactérias e não apresenta contra- indicações. Devido as suas propriedades, é utilizado no tratamento de diversas enfermidades, tais como:
Afecções do aparelho respiratório:
• gripes, resfriados, bronquites, asmas, irritações na garganta, etc.;
• Úlcera e gastrite;
• Afecções bucais: aftas, gengivites;
• Irregularidades no sistema cardíaco;
• Infecções renais, intestinais e glandulares;
• Cicatrização e desinfecção de ferimentos e cortes.

Como Consumir

Própolis em Solução Alcoólica
É o própolis em solução alcoólica, de cor escura. Deve ser ingerido diluído em água, leite ou mel.

USO INTERNO
ADULTOS – 15 gotas em meio copo d’água, leite, suco ou uma colher de mel, 3 a 6 vezes ao dia. CRIANÇAS – metade da dose acima, 2 a 5 vezes ao dia.

USO EXTERNO
Para ferimentos ou aftas, pingar algumas gotas diretamente no local.

Própolis Spray
É o própolis em solução alcoólica misturado com mel e menta ou canela ou ... ..em forma de spray. Aplicar diretamente na boca e garganta, diversas vezes ao dia.

Mel com Própolis:
É o extrato de própolis misturado ao mel.

ADULTOS - uma colher de sopa 3 a 6 vezes ao dia.
CRIANÇAS - uma colher de sobremesa 2 a 5 vezes ao dia.
BEBÊS - uma colher de chá em cada mamadeira.

Mel com Própolis e Guaco:

É o mel da florada do eucalipto misturado ao extrato de própolis e ao guaco (Mikania glomerata sprengel). O guaco possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras, sendo utilizado no tratamento das afecções do aparelho respiratório, da boca e garganta. Aliado ao mel com própolis é um excelente auxiliar no tratamento destas enfermidades.

ADULTOS - uma colher de sopa 3 a 6 vezes ao dia.
CRINÇAS - uma colher de sobremesa 2 a 5 vezes ao dia.
BEBÊS - uma colher de chá em cada mamadeira.

Pomada de Própolis:
Indicada para uso externo, no tratamento de problemas dermatológicos, como furúnculos, abcessos, eczemas, úlceras varicosas, flebites, frieiras, micoses, e queimaduras. Pode ser usado várias vezes ao dia, conforme a gravidade do caso.

Pólen

O que é: O pólen, produzido nas flores para a reprodução das plantas, é coletado pelas abelhas, que o utilizam como alimento misturado ao mel: o chamado “pão de abelha”. O pólen é composto por proteínas, aminoácidos, sais minerais, vitaminas, pigmentos vegetais, gorduras e água.

Para que Serve: O pólen é importante complemento alimentar, tendo as seguintes propriedades:

• Diminui a tensão nervosa e combate o “stress”;
• Favorece as funções cerebrais, contribuindo para o raciocínio claro;
• Estimula o desenvolvimento das crianças e ajuda a combate a desnutrição;
• Tratamento de problemas da próstata;

Ativa as funções estomacais Regulariza as funções intestinais, evitando tanto a prisão de ventre como as desinteriais.

Como Consumir

Pólen Desidratado: O pólen deve ser consumido, de preferência pela manhã, deixando dissolver na boca. Pode também ser consumido associado a matinais como sucos, cereais ou frutas.

POSOLOGIA:
ADULTOS – uma colher (sobremesa) por dia, na primeira refeição.
CRIANÇAS – uma colher de chá ao dia.

Mel com Pólen: Misturado ao mel é um poderoso composto protéico e energético, que revitaliza e fortifica o organismo.

POSOLOGIA:
ADULTOS: uma colher (sobremesa) por dia, na primeira refeição.
CRIANÇAS: uma colher (chá) por dia.

Geléia Real

O que é: A geléia real é secretada pelas glândulas hipofaringeanas das abelhas jovens. É utilizada como alimento das larvas de abelhas, durante os três primeiros dias de vida, e como alimento da abelha rainha durante toda a vida, razão pela qual, a rainha vive até 4 anos, em média, enquanto uma abelha operária vive aproximadamente 42 dias. A geléia real é uma pasta esbranquiçada, com sabor picante característico. Contém notáveis quantidades de proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, hormônios, enzimas e sais minerais.

Para que Serve: A geléia real é usada como complemento alimentar, auxiliando na fase de crescimento e no processo de regeneração das células, sendo muito usada na geriatria, com elementos importantes na longevidade. Além disso, sua composição, com altas concentrações de vitaminas, atua:

• na proteção de tecidos musculares e nervosos, e no estímulo de secreções (vitamina B1);
• no aumento da energia geral (vitamina B2);
• no controle do colesterol e estímulo do crescimento (vitamina B6);
• na reprodução das células;
• contra anemia e infecções (vitamina C).

Como Consumir: A geléia real pode ser consumida pura, em jejum, com aplicação sub-lingual, ou misturada ao mel na proporção 10g por quilo de mel. Quando pura, a geléia real deve ser mantida congelada; quando misturada ao mel, somente em lugar fresco e ao abrigo da luz.

POSOLOGIA:
Doses diárias de ½g sub-lingual, em jejum.




 
clique aqui para ver o mapa